De todos os cursos EaD que já fiz, com certeza este foi o melhor. Fugiu do modelo tradicional (slides e perguntas no final), para um curso em que de fato há uma construção coletiva do conhecimento. Excelente atuação dos professores mostrando rumos a serem tomados e respeitando as características e necessidades profissionais e pessoais dos alunos. Achei um pouco excessiva a participação nos fóruns e creio que seja interessante ajudar os alunos a compreenderem a necessidade de saber sintetizar suas participações.
Das disciplinas que mais me identifiquei destaco Games, Mobile Learning, Avaliação e Portfólio, pois são as que mais dizem respeito ao meu momento profissional atual.
Essas matérias foram tão proveitosas que, desenvolvi e implementei projetos, que foram aplicados de imediato, com resultados mensuráveis e positivos.
Desenvolvi na disciplina de games, um projeto de gamificação da pesquisa genealógica e da elaboração da história familiar através de redes sociais (whatsapp e facebook) e manejo de site especializado (familysearch), voltado para adolescentes, obtendo resultados mensuráveis e positivos. Sobre essa experiência foi publicado um artigo no evento SB Games 2016.
Projetei e implementei um aplicativo para estudo de conteúdos de Psicologia, que disponibilizei para uma turma de primeiro ano de uma universidade em São Paulo. A utilização do aplicativo impactou o desempenho acadêmico (avaliativo) da turma, que cresceu consideravelmente, comparando-se ao desempenho anterior ao uso deste.
Das matérias Avaliação e Portfólio, compreender a importância de se fazer avaliações de entrada, formativa e somativa, ajudou-me a perceber a necessidade de avaliar o progresso do aluno durante a sua trajetória, e não somente no final de um ciclo. Apesar das disciplinas terem sido iniciadas na segunda metade do semestre, procurei aplicar aos meus alunos, acrescentando avaliações formativas, além da somativa, que já era realizada no final do ciclo. Como experiência de avaliação de aprendizado, ofereci aos meus alunos, em alternativa à avaliação tradicional, uma oportunidade de produzir e apresentar um portfólio, como demonstração do conhecimento adquirido.
Dentre vários projetos profissionais, tenho planos para desenvolver em 2017, na Instituição em que trabalho, um aplicativo de ensino, onde irei utilizar conhecimentos adquiridos no curso.
Percebi que os professores fizeram de fato, um trabalho de curadoria, como ensinado pelo professor Moran. Ao invés de oferecerem um curso “engessado”, foi me ofertado a oportunidade de buscar conhecimento prático, e pertinente às minhas necessidades. Meus agradecimentos ao nosso professor, coordenador do curso, João Mattar, que foi sempre presente e literalmente disponível, além de nos desafiar a dar um passo além do que era esperado, aumentando minhas próprias expectativas sobre meu desenvolvimento, em outras palavras, ele “elevou a barra”, pelo que sou pessoalmente muito grato.