Nessa disciplina buscou-se uma melhor compreensão das possibilidades e desafios que envolvem projetos de Mobile Learning e dispositivos digitais móveis na educação. Bem como o cenário atual do Mobile Learning no Brasil e como o Mobile Learning tem impactado a educação.
Em uma das etapas da disciplina nos foi apresentada a proposta metodológica 7P4C para a criação de aplicativos. As etapas dessa metodologia, apesar de necessárias, não seguem uma ordem rígida. Essa metodologia tem sete etapas (7Ps):
-
perguntas problematizadoras;
-
propósito de aprendizagem;
-
planejamento com flexibilidade;
-
pesquisa na web;
-
produção digital;
-
publicação em redes sociais;
-
processo de avaliação;
O uso dessa metodologia leva à aprendizagem conceitual, à aprendizagem colaborativa, à aprendizagem criativa e à aprendizagem computacional.
Na etapa final da disciplina foi proposta a criação de um protótipo de aplicativo para smartphone, e apresentadas várias ferramentas de criação de aplicativo. Neste processo de criação do aplicativo, ficou evidente como é importante ter clareza sobre o que os alunos podem aprender e como as teorias de ensino podem viabilizar a prática educacional, através do Mobile Learning.
Minhas Reflexões
Um ponto que achei genial nessa disciplina, foi a apresentação da proposta metodológica 7P4C, extremamente prática e eficiente. Ao estudar os conteúdos dessa disciplina iniciei o planejamento e criação de um aplicativo para disponibilizar conteúdos resumidos e prover acesso remoto a uma gama maior de recursos em formatos variados, que deve ser disponibilizado às minhas classes a partir do segundo semestre de 2017.
Através do uso de dispositivos móveis, por sua mobilidade e portabilidade, alia-se aspectos cognitivos, por meio do contato com uma gama de recursos em vários formatos, à conectividade, através da internet no celular, o que amplia o acesso à informação.
Minhas produções
Elabore um protótipo e criei um aplicativo para auxiliar estudantes universitários, do curso de Psicologia, chamado Psy-cola. Nele disponibilizei textos sobre alguns temas importantes de disciplinas do curso de Psicologia, uma playlist de vídeos do YouTube, com assuntos pertinentes ao curso, teste de conhecimentos, mural para feedback dos usuários e informações sobre o App. O aplicativo teve um bom desempenho, tendo sido apontado pelos usuários como um bom meio de apoio educacional. Como parte do desenvolvimento do aplicativo, elaborei um plano de aula com foco em mobile learning.
REFERÊNCIAS
ANDRÉ, Cláudio. A Criação de Aplicativos para Dispositivos Móveis, como Estratégia de Ensino e Aprendizagem. Curso de Especialização: Inovação em Tecnologias Educacionais - Universidade Anhembi-Morumbi 13.Disciplina: Mobile Learning. (texto disponibilizado em pdf pelo autor)
ROSA, Fernanda R.; AZENHA, Gustavo. Aprendizagem móvel no Brasil: gestão e implementação das políticas atuais e perspectivas futuras. São Paulo: Zinnerama, 2015. Disponível em: <http://www.aprendizagem-movel.net.br/arquivos/Columbia_PORT.pdf>. Acesso em 24 Ago. 2016.
UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Brasília, 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf>. Acesso em 23 Ago. 2015.
UNESCO. O futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília, 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002280/228074POR.pdf>. Acesso em 23 Ago. 2015.