Fundamentos da Tecnologia Educacional e Ead
Professora: Susane Garrido
Essa disciplina apresentou uma visão geral do uso de tecnologias para inovação em educação e em educação a distância, incluindo novas perspectivas teóricas e estudos de caso de destaque na área.
Na primeira etapa da disciplina foi-nos proposto assistir vários documentários que mostraram os resultados de algumas nações pelo mundo no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos, em inglês: Programme for International Student Assessment), e identificar as tecnologias e metodologias ativas que fizeram com que aquelas nações obtivessem tais resultados.
Objetivou-se estudar a história e correntes atuais nos campos da inovação e da tecnologia educacional, além de explorar algumas metodologias e funções cognitivas específicas que têm sido utilizadas para educação em geral e que servem para a EaD.
Debateu-se a inovação em educação utilizando tecnologias e metodologias ativas, os tipos de cognição e de neurocognição e um pouco de regulação e de avaliação da EaD, estudando o histórico e marco regulatório atual da EaD.
A abordagem dos assuntos se deu de modo não linear, ficando a cargo do aluno estudar os tópicos na ordem que lhe parecesse conveniente. A disciplina foi apresentada como sendo uma sala de aula invertida, onde estudaríamos os conteúdos para depois apresentarmos nossas dúvidas e reflexões.
Minhas Reflexões sobre o Tema
Chamaram muito a minha atenção os resultados do PISA na Finlândia e as metodologias educacionais empregadas, como por exemplo o serviço de tutoria para os alunos que estão apresentando um desempenho abaixo do esperado. Outro ponto que me surpreendeu, especialmente por ser uma prática radicalmente oposta à realidade da docência no Brasil (principalmente no ensino básico), foi a captação de talentos acadêmicos para a profissão de docente, além da utilização e elaboração do orçamento da educação com o conselho municipal de pais e alunos. Achei extremamente motivador perceber que mudanças em algumas políticas públicas podem propiciar tamanha evolução num espaço de poucas décadas (25 anos no caso da Finlândia).
Já tive experiências em EaD em cursos de diversos formatos e o que percebi com relação ao aprendizado foi que, ao considerar os modelos ou técnicas de ensino a serem adotados, os que têm êxito são os que favorecem a utilização das funções cognitivas. A cognição ocorre de maneira sistêmica, ela emerge do cérebro como o resultado da contribuição, interação e coesão de um conjunto de funções mentais como atenção; percepção; processamento (simultâneo e sucessivo); memória (curto termo, longo termo e de trabalho); raciocínio, visualização, planificação, resolução de problemas, execução e expressão de informação. Portanto, favorecer o uso das funções cognitivas incentiva o aluno, por si mesmo, a adotar uma postura ativa em seu aprendizado. Exemplos de algumas técnicas que favorecem o uso de funções cognitivas que tenho buscado aplicar com meus alunos:
-
Ensino baseado em projetos
-
Fórum para estudo de casos
-
Uso de vídeo como forma de ensino
-
Sala de aula invertida
Ao analisar o histórico do marco regulatório atual da EaD no Brasil, percebi que as mudanças que ocorreram nos últimos anos refletem a necessidade da universalização do ensino técnico e superior. Infelizmente ainda existem lacunas imensas no marco regulatório atual que impedem as instituições sérias de ensino de avançar em sua oferta de vagas e de novos cursos.
Minhas produções
Ao final da disciplina produzi uma resenha baseada na análise dos documentários sobre os resultados do PISA no Chile e Finlândia. Algumas das metodologias ativas utilizadas nestes países, também são utilizadas no Projeto Âncora, no Brasil.
Produzi um vídeo e uma apresentação em power point abordando o movimento maker como uma metodologia ativa de ensino.
REFERÊNCIAS
GARRIDO, Susane Martins Lopes. (2009). Planejamento. Curitiba : IESDE Brasil S.A. 2008. Disponível em: < http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/24047.pdf>. Acesso em 10 Dez. 2016.
GARRIDO, Susane Martins Lopes. (2012). Neurociências aplicadas à EAD. Autor Susane Garrido. Publicado em LITTO, F. M. (Org.); FORMIGA, M. (Org.). Educação a Distância - O Estado da Arte - volume 2. – Ed 1. São Paulo: Pearson, v. 1500. ISBN: 9788576058830 - 2012/SP - Capítulo 8. Disponível em: <http://www.abed.org.br/arquivos/Estado_da_Arte_2.pdf>. Acesso em 10 Dez. 2016.
KANDEL, Eric; SCHWARTZ, James; JESSEL, Thomas. Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara; Koogan, 2000.
PROJETO Destino: Educação – Parceria SESI e TV FUTURA com 7 episódios sobre EDUCAÇÃO no mundo de acordo com os resultados do PISA: Episódio 2 - Finlândia: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bj9ciijbMj8>. Acesso em 10 Dez. 2016.
PROJETO Destino: Educação – Parceria SESI e TV FUTURA com 7 episódios sobre EDUCAÇÃO no mundo de acordo com os resultados do PISA: Episódio 3 – Chile: Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=C5zL4EOSRuc>. Acesso em 10 Dez. 2016.
PROJETO ÂNCORA: Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=kE6MlnwML8Y>. Acesso em 10 Dez. 2016.