Design Educacional
Professora: Andrea Cristina Filatro
A disciplina Design Educacional teve o objetivo de nos levar a pesquisar, refletir e discutir sobre o design educacional como área de conhecimento, processo e produto, nos contextos educacionais contemporâneos.
No início da disciplina foi apresentado o conceito de design educacional e foram debatidas as competências específicas necessárias ao profissional de design educacional (designer instrucional).
Foram distinguidos os modelos fixo, aberto e contextualizado de design instrucional e conhecida sua aplicabilidade em diversos contextos educacionais. Exploramos também as fases clássicas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação do processo de design educacional.
Nos fóruns foram discutidas tendências inovadoras em design educacional como learning design, rapid instructional design e aprendizagem adaptativa.
Foi muito interessante o modo com que a professora relacionou design educacional e inovação, bem como aprender técnicas que eu ainda não conhecia como Minute Paper, WebQuest e Pecha Kucha.
Minhas Reflexões Sobre o Tema
Achei extremamente importante conhecer as competências mais relevantes para um design instrucional, e aprender a distinguir qual modelo de design instrucional deve ser aplicado a cada modelo educacional. Entender a diferença entre o modelo fixo do design, do modelo aberto e do modelo contextualizado
Foi também importante e extremamente proveitoso para mim conhecer a metodologia ADDIE (Análise-Design-Desenvolvimento-Implementação-“Evaluation”, Avaliação em inglês) para criar um bom design instrucional, que ajudará os alunos a perceber o que é mais relevante, e assim ser direcionado ao que realmente importa. Eu já trabalhava de maneira parecida, mas creio que seguir corretamente o modelo ADDIE pode garantir o senso de estrutura do programa, durante todo o processo do curso.
O desenvolvimento do Pecha Kucha foi um dos pontos altos da disciplina, pois sempre achei importante ter a capacidade de apresentar conteúdos de forma objetiva, mas ainda não conhecia a “arte das apresentações concisas”.
Minhas Produções
REFERÊNCIAS
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008.
PINHEIRO, M. A. Estratégias para o design instrucional de cursos pela Internet: um estudo de caso. Dissertação de mestrado apresentada como requisito para obtenção do título de mestre no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
Site oficial do Pecha Kucha. Disponível em: <http://www.pechakucha.org>