Essa disciplina apresentou estratégias para a avaliação em EaD e seus respectivos recursos, ela contextualizou a avaliação na perspectiva das abordagens de entrada, formativa e somativa, fornecendo elementos de diagnóstico e regulação do processo de aprendizagem.
Através do estudo dos conteúdos e dos debates propostos, foi possível distinguir os modelos de avaliação para EaD e especificar seus critérios, reconhecer as ferramentas de avaliação em EaD e identificar sua aplicabilidade, além de identificar os diferentes aspectos da avaliação e feedback em EaD.
Minhas Reflexões
Algo que ficou muito claro para mim foi a importância de se fazer avaliações de entrada, avaliações formativas e avaliações somativas. Creio que, seria muito bom, sempre que possível, negociar previamente com os alunos, os modelos e métodos de avaliação para que estes reflitam os interesses e capacidades dos mesmos. Também acho essencial explicar, no início da disciplina, quais critérios serão usados nas avaliações. Planejo inclusive colocar isso em prática a partir do próximo ano, realizando avaliações de entrada, avaliações formativas e avaliações somativas, já que as duas primeiras, até o início dessa disciplina, não eram da minha prática docente.
Outro ponto que vale ressaltar é a necessidade de se estabelecer, desde o início do processo de design instrucional do curso, que tipos e quantas formas de avaliação serão utilizadas durante toda a disciplina. Assim o professor poderá quantificar, desde o início, o desempenho dos alunos, pois assim será mais difícil ter surpresas desagradáveis no fim de curso, como um repentino desempenho abaixo do esperado de classe.
Minhas produções
Além das participações nos fóruns, onde tivemos que criar uma proposta de modelo de avaliação para uma determinada disciplina, realizei em grupo, como trabalho final, o desenho de um plano de tutoria, que abordava além das etapas de tutoria, as formas de avaliação que seriam utilizadas durante o curso. Como encerramento do curso cada aluno preencheu uma planilha de auto avaliação do seu desempenho no mesmo.
REFERÊNCIAS
FARIA, Evangelina Maria Brito de; MEDEIROS, Hercílio de; SOUSA, Terezinha Alves Fernandes (Org.). Educação a distância: textos aplicados a situações práticas. João Pessoa: Gráfica São Mateus, 2013. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/renatadesousa33/educaaao-a-distancia-textos-aplicados-a-situaes-prticas>. Acesso em 13 Out. 2016.
SILVA, Kleber A.; BARTHOLOMEU, Maria Amélia N.; CLAUS, Maristela M. K. Auto-avaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo. Rev. bras. linguist. apl. vol.7 no.1 Belo Horizonte 2007 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982007000100006>. Acesso em 10 Dez. 2016.